Condomínio não deve indenizar por cobrar cota após desistência de compra

Se o interessado não comunica o condomínio sobre a rescisão do compromisso de compra e venda que o vinculava à unidade, não há ilícito culposo na cobrança de despesas condominiais e nem dever de indenizar. O entendimento é da 28ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

PE: Condomínio leva multa de R$ 5 mil por descumprir medidas de segurança após morte de mulher atingida por pedaços de fachada

De acordo com a Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon), as bandejas e telas de proteção deveriam ter sido instaladas até o dia 11/02 no Edifício.

Painéis solares em condomínios atraem com economia na conta

Uma pesquisa realizada no final do primeiro trimestre de 2020 pelo Ibope apontou que 90% dos brasileiros gostariam de substituir o consumo de energia elétrica por energia solar, eólica ou outra fonte renovável.

Quem é o responsável pelo pagamento da dívida condominial de imóveis financiados e retomados pelos bancos credores ?

É fato que a instabilidade econômica, que a sociedade brasileira tem enfrentado, se agravou devido à pandemia. Desemprego, renda, moradia representam hoje uma grande incerteza para a grande maioria dos brasileiros. Embora o arrocho que essa pandemia causou, contrariando as expectativas, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de […]

Condomínios debatem prós e contras da portaria remota na crise econômica

Reduzir gastos e evitar o contato humano são duas das principais vantagens da portaria remota para os condomínios, principalmente em época de crise econômica causada pela pandemia do coronavírus.

Conflito entre a Convenção e o Regimento Interno do condomínio: Qual das normas prevalece?

Uma questão que gera muitas dúvidas em síndicos e condôminos é com relação à hierarquia dentre os regulamentos. Em alguns casos até desconhecem qual destes deve prevalecer em um eventual conflito entre normas. Saiba mais sobre a questão neste artigo!

Apps ajudam a controlar áreas comuns em condomínios

Com aumento da demanda de moradores para aproveitar espaços como piscina, quadra e academia, o uso de tecnologias que fazem o agendamento de horários e limita número de pessoas foi a solução para evitar aglomerações. Nesta férias, de folga do home office e das aulas online, mas sem perspectiva de fazer grandes viagens, muitas famílias transformaram as áreas comuns do prédio em verdadeiros clubes.

Grupos de WhatsApp no Condomínio causam aumento das ações judiciais

O WhatsApp está presente em 99% dos celulares brasileiros como uma ferramenta de comunicação, mas está trazendo problemas para condomínios, o principal motivo, são os famosos grupos no aplicativo.

Construtora é condenada a indenizar por vagas de garagem em tamanho reduzido

A construção de garagem com vagas de tamanho muito pequeno, que resulta em transtornos aos moradores do prédio, gera para a construtora do edifício o dever de indenizar os moradores.

Rolar para o topo
Em Dia Com o Condomínio